Qual a mensagem?

Por Lucas Machado | 3 minutos para ler

O HACK: Tipografia é importante, mas mais ainda é o que você escreve com ela.

“Legal, mas qual é a mensagem?”

Esta foi uma pergunta que escutei com frequência ao longo de uma co-criação de marca com um cliente. Explico o contexto de como essa pergunta aparecia.

Como em toda co-criação, trabalhava lado a lado com o cliente. Logo no início, durante a primeira apresentação sobre tipografia (era uma sans serif, desenvolvida especialmente para web, com diversos pesos, variantes etc.), veio a pergunta:

– Legal, mas o qual a mensagem? O que vamos escrever com ela? Que história estamos contando?

Naquele momento pensei: “O que? Mensagem? Isso é com o verbal, estou falando de design gráfico aqui”. Primeiro erro.

Como já disse anteriormente, um designer de marca tem que pensar em estratégia sim, logo, em mensagem também, está tudo conectado. Se você está criando marcas, deve  pensar sempre no aspecto mais amplo.

Na época não pensava assim e insisti que o foco naquele momento era a tipografia, estava dividindo a sua escolha e gostaria de ouvir a opinião deles. Segundo Erro.

Como Mike Monteiro salienta bem nesta publicação, pedir para um cliente opinar sobre tipografia é péssimo. Pense bem, eles não tem conhecimento sobre tipografia, você é o expert no assunto, por isso te contrataram e confiam em você. Mas se você pedir a opinião deles, não reclame, pois eles vão dar. A confiança que tinham em você acaba, e o resultado não será nada legal.

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Foi o que aconteceu. Acabamos trocando a tipografia por meros gostos pessoais.
Descobri da forma mais dura que entrar demais em detalhes técnicos só atrapalha, e no fim não ajuda o cliente a chegar no objetivo dele.

Depois dessa primeira apresentação ouvia essa pergunta a cada ideia ou peça criada.
No fim do projeto eu realmente pensava muito mais na mensagem que queria passar do que na estética.

Não estou dizendo que estética não interessa, mas pense no consumidor, é mais importante que entendam o posicionamento da marca ou que notem os detalhes da tipografia? É só ver peças bem executadas do ponto de vista visual, mas com texto de marcação, o famoso “lorem ipsum”. Alguém entende alguma coisa sobre a marca?

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Afinal, se marcas são como pessoas, o que elas falam é essencial para entender o que pensam, no que acreditam, para só assim nos identificarmos ou não com suas ideias.

Minha lição foi, parar de pensar só como um expert em design gráfico e trabalhar para ser um expert em marca.

Aliás, se você ainda acha que mensagem não é tão importante, deixo aqui um exemplo bem claro de como mensagem pode posicionar uma marca de maneira diferente.

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Imagem de capa by Jeremy Bishop on Unsplash

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