O poder de um insight

Por Tatá Cirenza | 2 min para ler

Insight: ‘ɪnsajt/
substantivo masculino
  1. 1.
    clareza súbita na mente, no intelecto de um indivíduo; iluminação, estalo, luz.
  2. 2.
    psic compreensão ou solução de um problema pela súbita captação mental dos elementos e relações adequados

Insight é uma palavra legal. O que a define, mais legal ainda. Aplicada ao mundo das marcas e dos negócios então, é o legal que dá dinheiro. Mas afinal de contas o que de tão especial empresas, marqueteiros, executivos e empreendedores veem nessa palavra? E por que ela ganhou um espaço tão importante no discurso desse pessoal?

Bom, como qualquer palavra da moda (ainda mais em inglês) o insight caiu na vala do mainstream, estampando slides em Helvetica, acompanhando elevator pitchs ao redor do mundo, abrindo ou fechando apresentações no TED, motivando uma imensidão de criativos em processos de – da mesma classe de palavras coolbrainstorming em escritórios de pé direito alto, mesas compartilhadas e regados à free food.

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Mas como acontece com todo clichê, a fama da palavra não veio à toa. Se bem usada, ela pode fazer toda a diferença no mundo dos negócios, seja na concepção de um novo produto ou serviço ou na criação ou reposicionamento de uma marca.

Esses dias participei de um workshop com altos executivos de uma empresa centenária aqui do Brasil. Para começar as discussões perguntamos para cada um dos participantes qual era marca mais querida em suas vidas. O conjunto de respostas me surpreendeu e me fez pensar. Se esse mesmo workshop tivesse acontecido há 10 anos atrás, imagino que as reações teriam sido totalmente diferentes.

Digo isso porque, por unanimidade, as marcas mais queridas nas vidas de todas aquelas pessoas de uma forma ou de outra eram exemplos de marcas da ‘nova economia’ , tinham tecnologia no cerne do seu negócio e vieram ao mundo para romper algum paradigma. Ninguém falou de Coca Cola, mas todo mundo falou de Spotify, Netflix, Waze, Google e Amazon.

Mas o que isso tudo tem a ver com Insight?

Tudo. Para uma marca, ter um insight significa saber exatamente como resolver um problema e posicionar toda a sua estratégia em torno dessa solução. Nascendo de um insight forte, a chance da marca de se tornar indispensável na vida das pessoas e se diferenciar dos seus concorrentes é muito maior. E é justamente isso que une todas as respostas dos participantes do workshop: Amazon, Netflix, Spotify, Google e muitos outros exemplos já nasceram de um insight e, portanto, existiram desde o primeiro dia para responder a uma necessidade muito específica dos seus consumidores.

É por isso, que para essas marcas fica fácil conquistar a honra de mais querida na cabeça dos consumidores de 2017. Mas o que fazem as marcas centenárias, cujos insights que as definiam no passado foram se apagando com o tempo, muitas vezes desaparecendo por completo?

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A verdade é que esse grupo ainda é a maioria e é para ele que passei grande parte dos últimos 4 anos trabalhando. Para empresas tradicionais, que já conquistaram seu espaço no mercado e hoje lutam em busca de um insight que as diferencie dos concorrentes que foram chegando ao longo dos anos. E é justamente o desafio de unir as forças que cada uma delas já construiu com uma nova necessidade que move seus, também novos, consumidores, que torna esse trabalho divertido.

Afinal de contas é esse o grande poder da marca, dentro de todos os outros elementos do negócio: ser capaz de redefinir o espaço que determinada empresa ocupa na cabeça de alguém, se renovando conforme se renovam as motivações, os desejos, e as necessidades da pessoas individualmente e da sociedade como um todo.

Não é preciso nascer no Vale do Silício para se tornar uma marca querida, é preciso apenas saber como romper com seus próprios paradigmas para se tornar indispensável dentro da sua realidade. E é esse o poder do insight. No meu próximo texto prometo que ensinarei o caminho das pedras para encontra-lo.

HACK do artigo: Toda marca precisa de um insight!

 

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